ISPN APRESENTA SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS DE APOIO À AUTO-CONSTRUÇÃO DIRIGIDA

Os Ministros da Administração do Território, Dionísio Manuel da Fonseca, das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto da Silva Gregório dos Santos, e da Agricultura, Floresta e Pescas, Francisco de Assis, acompanhados pelos Secretários de Estado das obras públicas, Justiça, Águas e das Pescas, tomaram contacto com as soluções sustentáveis de blocos (de cimento e solo) para a auto-construção dirigida e assistida.

Ao lado do Governador Pereira Alfredo, os titulares dos departamentos ministeriais referenciados visitaram a exposição do Instituto Superior Politécnico Ndunduma, por ocasião do Acto Nacional do Lançamento do Programa da Auto-construção dirigida e assistida, realizado no Cuito a 31 de Julho de 2023.

O ISPN apresentou uma solução economicamente viável e ecologicamente recomendável. Tratam-se de Blocos do tipo BTC (solo e cimento) produzidos numa parceria com a conceituada empresa SAFRI, com envolvimento dos estudantes do curso de Licenciatura em Engenharia Civil, sendo uma das suas linhas de investigação científica.

O Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto da Silva Gregório dos Santos, que recebeu explicações da Arq. Djamila Cassoma, da Promotoria do ISPN, mostrou-se surpreendido e satisfeito com o que viu e prometeu estabelecer contactos futuros, no sentido de se estreitarem os laços e aproveitar a experiência apresentada pelo ISPN e, em breve, ser aplicada no programa da Auto-construção Dirigida no país.

Por sua vez, o Ministro da Agricultura, Floresta e Pescas, Francisco de Assis, solicitou ao ISPN a colaboração, no sentido assumir a formação de jovens, em matéria de Blocos BTC, no município do Cachiungo, Província do Huambo. Solicitação essa que foi prontamente aceite pela Arq. Djamila Cassoma.

Os blocos de solo e cimento são também conhecidos como BTC (BLOCO DE TERRA COMPRIMIDA), ou também como Tijolos Ecológicos, são fabricados com terra (solo) adensada em molde por meio de compactação ou prensagem, seguido de seu desmolde imediato. Os blocos não passam pelo processo de cozedura em forno durante sua fabricação, e são uma das alternativas de menor custo e agressão ao meio ambiente na construção de alvenarias estruturais.

ISPN – “A Força, o Rigor e a Nobreza de Um Rei”.