Centro de Pesquisa e Investigação Agrária do Instituto Superior Politécnico Ndunduma foi construído de raíz, na Aldeia do Ndende, comuna da Cambandua, município do Cuito, Província do Bié numa área de quinhentos e sessenta hectares.
Esta importante infraestrutura, a primeira e única no Bié, tem como objectivo promover o desenvolvimento sustentável dos sistemas agroprodutivos por meio de tecnologias inovadoras, comercialização de bens e prestação de serviços de qualidade.
O CPIA está equipado com um laboratório para áreas de Agronomia, Química e Ciências Biológicas, salas de aulas, um auditório com capacidade para cento e trinta pessoas, bem como dormitórios.
O Centro vai permitir que os estudantes do ISPN tenham maior conhecimento na área das ciências Agrárias e Biológicas, podendo conciliar a teoria a prática.
O corte da fita inaugural do Centro de Pesquisa e Investigação Agrária aconteceu no dia 3 de Março, por coincidência data da inauguração do Instituto Superior Politécnico Ndunduma, há três anos. O Governador Provincial do Bié, Eng.° Pereira Alfredo teve a honra de proceder a inauguração, na presença do Sr. Gonçalves Cassoma – Promotor, Dr. António Eduardo Presidente do ISPN, Vices-governadores, Directora do Centro de Investigação Agrária da Chianga, membros do governo provincial, docentes e discentes, assim como Delegados províncias da Agricultura do Moxico, Cuando-Cubango, Huambo e Kwanza-Sul.
“Esta conquista representa um grande ganho, não só para a instituição como também para a província do Bié de modo geral. O Centro de Pesquisa e Investigação Agrária é do ISPN, mas os ganhos são nossos”. Disse o Governador Pereira Alfredo no acto da inauguração.
ISPN – “A Força, o Rigor e a Nobreza de Um Rei”.