Uma delegação do Instituto Superior Politécnico Ndunduma, liderada pela Arq. Djamila Cassoma, Gestora dos Projectos Académicos da Promotoria, Dr. António Eduardo, Presidente do ISPN, Dr. Moniz Sebastião, Vice-presidente e o Eng’ Mamengui João Ntela, Chefe do Departamento de Licenciatura em Agronomia, deslocou-se para a vizinha província do Huambo, com o objectivo de estreitar laços instituicionais, visando as melhores práticas para as suas linhas de investigação, identificação de parcerias e celebração de convénios.
Recebidos pelo Director Geral do Instituto de Investigação Agronómica do Huambo, a comitiva do ISPN, teve a oportunidade e o privilégio de efectuar uma demorada visita guiada, durante a qual, recebeu explicações elucidativas sobre o processo de melhoramento de culturas de milho, com mais de duzentas (200) variedades, bem como de massango e de massambala.
Com protocolos para intercâmbios já iniciados, o Instituto de Investigação Agrária do Huambo, predispõe-se em celebrar um convénio que deverá abarcar várias componentes de trabalho, desde a formação de base e a troca de experiências nos respectivos laboratórios.
De salientar que no dia 3 de março do ano em curso, o ISPN inaugurou no Cuito, um Centro de Pesquisa e Investigação Agrária construído de raíz, equipado com um laboratório para áreas de Agronomia, Química e Ciências Biológicas, salas de aulas, um auditório e dormitórios, além de outras valências.
Daí que, a comitiva do ISPN, sai do Huambo satisfeita e considera o Instituto de Investigação Agronómica do Huambo, como num parceiro privilegiado de formação e de investigação efectiva pela experiência adquirida ao longo dos anos.
ISPN – “A Força, o Rigor e a Nobreza de Um Rei”.