Licenciatua em Engenharia de Construção Civil
APRESENTAÇÃO
A Licenciatura em Engenharia Civil consagra diferentes valências, exigências normativas e profissionais, com o objectivo primário de permitir a empregabilidade e mobilidade dos seus Licenciados. O curso de Licenciatura em Engenharia Civil reveste carácter teórico e laboratorial fortes e rigorosos que permite dar resposta às solicitações regional, nacional e internacional, que sugerem formações multifacetadas e orientadas para conhecimentos práticos, não descurando aspectos como capacidade de trabalho autónomo, ideias, problemas e soluções e comunicação de resultados. Este curso fornece uma formação abrangente, que procura dotar os estudantes de uma base sólida, rica nas Ciências Básicas e nas teorias que enformam os grandes domínios tradicionais da Engenharia Civil, colocando ênfase especial em matérias como a Mecânica dos Materiais, a Hidráulica e a Engenharia de Sistemas, tornando-o um profissional polivalente.
O Curso de Engenharia Civil do ISPN tem por missão Formar um engenheiro civil generalista, crítico, com um olhar holístico capaz de contribuir para a transformação dos espaços de actuação com conhecimentos nas áreas de engenharia. Produzir e socializar conhecimentos na área da Engenharia Civil, bem como prestar serviços articulados, com a característica e necessidade social à sociedade, integrando-se com outras instituições da região e do País, a fim de que se construam para os programas do ensino de graduação, pesquisa e extensão, possibilidades que gerem o desenvolvimento e a emancipação social.
Dentro desta proposta, os conhecimentos tradicionais da Engenharia Civil, aliados a disciplinas voltadas para a área de meio ambiente e produção, farão parte da formação deste profissional, que deve estar voltada para a conscientização, cada vez maior e necessária, da importância do desenvolvimento sustentável. É necessário fornecer o ferramental adequado para identificar e analisar criticamente as influências das decisões técnicas no meio ambiente, capacitando também que o aluno seja capaz de integrar grupos multidisciplinares que atuam na elaboração de estudos de impactos ambientais e remedição ambiental.
A proposta do curso não se encerra na aquisição de conhecimentos científicos e tecnológicos, mas também na proposta de formar profissionais cônscios da importância da educação continuada, do senso crítico, da ética e da responsabilidade social.
COMPETÊNCIAS
Durante o Curso de Engenharia Civil são desenvolvidas na formação habilidades e competências que, ao final do curso, permitam:
- Desenvolver práticas inovadoras no ensino de Engenharia Civil;
- Motivar o afloramento de novas idéias e de espírito crítico de forma que o estudante possa tomar consciência do processo no qual ele está inserido, possibilitando manifestar sua capacidade de liderança e de tomada de decisões;
- Desenvolver atividades de Ensino e Extensão, gerando condições que permitam ao recém-graduado ingressar com mais maturidade nos programas de pós-graduação;
- Desenvolver a capacidade de trabalho do futuro profissional, tanto do ponto de vista prático quanto teórico, melhorando sua comunicação oral e escrita; – Favorecer o desenvolvimento de habilidades particulares, de acordo com as aptidões, o interesse e o ritmo próprio do estudante;
- Responder às expectativas de mercado de maneira eficiente;
- Motivar o desenvolvimento da criatividade e do caráter exploratório do graduando;
- Intensificar a formação humanística do futuro profissional;
- Ampliar e consolidar a atuação na comunidade externa, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para efetivar a cidadania;
- Incentivar o pleno conhecimento dos anseios e necessidades locais, mostrando as deficiências e estimulando a proposição de soluções concretas para os problemas sociais, tornando o futuro profissional em um agente transformador;
- Colaborar com os poderes públicos no diagnóstico das suas reais condições, socializando tecnologias de diferentes áreas do saber;
- Aplicar conhecimentos tecnológicos e científicos na identificação, formulação, proposição e resolução de problemas de Engenharia Civil em sectores da infraestrutura;
- Elaborar, executar e administrar projetos e sistemas na área da Engenharia Civil em setores da infraestrutura, em empresas de engenharia civil, incorporação construção e gerenciamento de obras civis;
- Integrar e atuar em equipas multidisciplinares na elaboração, execução e administração de projectos em diversos setores de infraestrutura como habitação, saneamento, transporte e energia;
- Identificar e analisar criticamente as influências das decisões técnicas na concepção de projetos no meio ambiente avaliando a questões relacionadas com os possíveis impactos ambientais;
- Executar pesquisas tecnológicas e científicas com vistas à evolução dos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias na área da Engenharia Civil.
PERFIL DE ENTRADA
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso: Física, Química, Matemática e Português, cobrindo o conteúdo programático definido na base dos programas curriculares aprovados para o ensino secundário. Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de instituição (transferências), desde que reunam os requisitos estabelecidos pelo regulamento criado pelo ISPN.
PERFIL DE SAÍDA
A organização curricular assegura ao titular do grau de Licenciatura em Engenharia Civil as competências para possibilitar a capacidade e responsabilidade de intervenção a todos os níveis de actos de engenharia civil, permitindo, nomeadamente, investigar, projectar, liderar, executar, gerir, comunicar, assegurar a qualidade. Consistindo também no projecto, execução, fiscalização, coordenação e controlo de: obras públicas, nomeadamente edifícios, vias de comunicação rodoviária e ferroviária, pontes e viadutos, aproveitamentos hidráulicos e obras de saneamento básico; obras privadas, sobretudo edifícios de habitação, edifícios industriais e infra-estruturas.