Licenciatura em Ciências Biológicas
APRESENTAÇÃO
As Ciências Biológicas fazem parte dos ramos tradicionais das ciências da natureza. Elas formam biólogos para estudar todas as formas possíveis de vida microscópica e macroscópica no planeta e no universo. Como todas as ciências, as ciências biológicas comportam muita teoria, testes de hipóteses, estudos práticos (em laboratório e campo) e pesquisa científica. Na generalidade, elas pesquisam a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos organismos. Elas permitem analisar as relações entre os diversos seres e entre eles e o ambiente que os rodeia. Ciências Biológicas são daquelas áreas relacionadas com o estudo de todos os tipos de vida, como a flora, fauna, seres humanos e o reino animal. Por isso, o estudo das Ciências abarca desde a escala atómica até a taxonomia (a classificação das espécies). Desde logo, o vasto campo de estudo e formação do graduado em Ciências Biológicas permite que, o individuo formado, siga caminhos diversos, consoante o seu interesse.
Tendo em conta as preocupações actuais sobre as mudanças climáticas, torna-se crescente a preocupação de formar agentes que actuem também na área do ambiente. A actuação do Biólogo é ainda fundamental, nos nossos dias, na descoberta de adequações de organismos de medicina, de desenvolvimentos de medicamentos em em áreas de fabrico de bebidas e de alimentos. A formação do Biólogo no Instituto Superior Politécnico Ndumduma (ISPN) procura levar em conta tanto as perspectivas tradicionais de actuação dessa profissão quanto as novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas, especialmente as oriundas da rapidez com que ocorrem as transformações científicas, tecnológicas e ambientais.
O curso visa dar uma formação de biólogos empreendedores, por meio do oferecimento de disciplinas nas áreas de administração, economia e direito, dentre outras, tendo sido estruturado para dar uma formação básica de biologia, composta do conjunto de conhecimentos comuns a todo o Biólogo. Além disso, o estudante receberá uma formação específica, através de um grupo de disciplinas optativas primárias, correspondente ao conjunto de conhecimentos que compõem cada uma das áreas de actuação: Bioinformática, Biologia de Organismos, Biologia Molecular, Botánica, Controlo de pragas e vetores, Genética e Biotecnologia e Ensino.
Essas áreas aumentam o leque de actuação do profissional e lhe permitem melhor adaptação ao mercado, em função de suas necessidades. O estudante também deverá cursar um conjunto de disciplinas optativas secundárias, específicadas em quatro grupos distintos: Computação, Produção e Ciência dos animais. O oferecimento dessas disciplinas constitui uma característica própria do curso, facto que o distingue dos seus similares oferecidos no país.
Dentro dessa concepção as várias dimensões das Ciências biológicas são contempladas, através da grade curricular e da utilização dos laboratórios de aulas que incluem espaços dedicados ao trabalho experimental em biologia, genética, biotecnologia e bioquímica, microscopia, ciências biomédicas e farmácia, microbiologia, química, actividades complementares e programas específicos. Tais actividades
visam além da forte capacitação técnica do biólogo, a sua formação humanística orientada por valores da ética, da moral, da compreensão das características da população Angolana e a sua diversidade étnica e cultural, da responsabilidade social e ambiental em atendimento às demandas da sociedade.
O curso se insere em um momento determinante da economia nacional de novas necessidades educacionais para um mercado em constante crescimento caracterizando o contexto em que o mesmo se encontra inserido.
PERFIL DE ENTRADA
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação nas seguintes provas de ingresso: Biologia, Física, Matemática e Português, cobrindo o conteúdo programático definido na base dos programas curriculares aprovados para o ensino secundário.
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de instituição (transferências), desde que reunam os requisitos estabelecidos pelo regulamento criado pelo ISPN.
PERFIL DE SAÍDA
Em sua actuação, o profissional formado no Curso de Ciências Biológicas do ISPN poderá estar habilitado à actuação nas áreas de laboratórios, empresas de pesquisa, instituições de ensino, consultoria, órgãos reguladores, conforme matriz curricular cumprida pelo estudante durante o Curso.
Nessas áreas, o Biólogo recebe atribuições para exercer vários tipos de actividades: As bases adquiridas vão permitir aos nossos estudantes diplomados o desempenho de uma atividade profissional de grande qualidade e profundidade. Em cada vez mais circunstâncias se torna imprescindível ter o parecer e a perspetiva de um biólogo. A Biologia é talvez a ciência mais transversal e os desafios e oportunidades profissionais são imensos. Os profissionais biólogos integram cada vez mais equipas multidisciplinares e muito podem contribuir desde a investigação fundamental à biotecnologia, da investigação clínica à docência, da defesa ambiental e conservação da Natureza à ilustração científica, da colaboração na responsabilidade monumental da bioética à análise de impactos das actividades da nossa espécie, na sensível exploração de recursos e aferição dos parâmetros da qualidade de vida ao bio-empreendedorismo.
COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS NO FINAL DO CURSO
1. Projectar, planejar e especificar sistemas e segmentos de biotecnologia;
2. Analisar propostas técnicas e inspecionar sistemas genéticos e sustentatbilidade.
3. Executar testes e ensaios de sistemas e serviços técnicos especializados na área ambiental;
4. Elaborar documentação técnica de sistemas de gestão do turismo ecológico;
5. Coordenar empreendimentos e estudar processos de engenharia biomédica;
6. Coordenar empreendimentos e estudar processos de engenharia genética
7. Coordenar empreendimentos e estudar processos de biomedicina;
8. Coordenar empreendimentos e estudar processos biotecnológicos;
9. Participar de programa de treinamento, quando convocado;
10. Participar, conforme a política interna da Instituição, de projetos, cursos, eventos, convênios e programas de ensino, pesquisa e extensão;
11. Trabalhar segundo normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene, conservação, preservação e melhoramento ambiental;
12. Executar tarefas pertinentes à área de actuação, utilizando-se de equipamentos e programas bioinformáticos;
13. Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função.