Licenciatura em Ensino Pré-Escolar
APRESENTAÇÃO
A Educação Pré-Escolar enquanto subsistema da organização do sistema de Educação e Ensino joga um papel de extrema importância no xadrez da formação dos Angolanos. Sendo assim, segundo a nova Lei de Bases do Sistema de Educação, a Lei no. 17/16 de 7 de Outubro, “o Subsistema de Educação Pré-Escolar é a base da educação, que cuida da primeira infância, uma fase da vida em que se devem realizar as acções de condicionamento e de desenvolvimento psicomotor.” A criação de uma Licenciatura em ensino Pré-Escolar vai estimular o desenvolvimento intelectual, físico-moral, estético e efectiva da criança, garantindo assim no futuro, o rumo para o desenvolvimento social. Como todas as ciências, as ciências para a educação infantil comportam muita teoria, testes de hipóteses, estudos práticos (campo) e pesquisa científica.
Efectivamente, o ensino Pré-Escolar determina uma etapa importante do processo de educação e instrução do indivíduo que antecede a escola primária: a Creche, o Jardim de Infância e a Iniciação. Por isso, antes de se iniciar a educação primária, as crianças devem passar por uma etapa que em todo o mundo é considerada de pré-escolar. De uma forma geral, as características da educação pré-escolar estão sempre em conformidade com e, dependem de cada sistema educativo de um determinado país. No nosso país a lei referenciada acima estabelece objectivos gerais e bem precisos do Subsistema de Educação Pré-Escolar. O primeiro objectivo consiste em estabelecer o tipo, a forma de desenvolver intelectual, física, moral, estética e efectivamente a criança criando-lhe um ambiente estimulador, propício para a sua formação futura estável e mais apropriada. O segundo objectivo permite uma integração e participação mais efectiva da criança por meio da compreensão do seu meio circundante e natural, social e cultural. O terceiro objectivo é o de descrever de forma clara as capacidades de expressão, de comunicação, de visualização e de estímulo da curiosidade e criatividade recreativo-criadora da criança.
A formação de educadores de infância no Instituto Superior Politécnico Ndumduma (ISPN) procura levar em conta tanto as perspectivas tradicionais de actuação dessa profissão quanto as novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas, especialmente as oriundas da rapidez com que ocorrem as transformações científicas, tecnológicas e ambientais, que de um modo ou outro afectam as nossas crianças por estarem directamente expostas a elas.
Esta licenciatura em ensino Pré-Escolar visa dar à criança os fundamentos básicos e essenciais da sua formação, educação e instrução por meio do oferecimento de disciplinas nas áreas do domínio cognitivo, afectivo, psicomotor, dentre outras. Com base neste pressuposto se estruturou o presente Projecto Pedagógico para dar uma formação essencial, composta do conjunto de conhecimentos comuns a todo o educador de infância.
Assim, o estudante que se inscrever neste curso receberá uma formação específica, através de um grupo de disciplinas optativas primárias, correspondente ao conjunto de conhecimentos que compõem cada uma das áreas de actuação: a promoção do desenvolvimento integral e harmonioso de cada criança;o alargamento da visão do mundo e o despertar para o universal; a promoção da autonomia e do espírito critico; a promoção da descoberta de si mesma; a educação para o pluralismo; o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender; o potenciar dos conhecimentos e promover o prazer de conhecer, etc.Essas áreas aumentam o leque de actuação do profissional e lhe permitem melhor adaptação ao mercado, em função de suas necessidades.
O estudante também deverá cursar um conjunto de disciplinas optativas secundárias, especificadas no quadro das disciplinas transversais: Computação, Línguas, História, etc.. O oferecimento dessas disciplinas constitui uma característica própria do curso, facto que o distingue dos seus similares oferecidos no país.
Dentro dessa concepção as várias dimensões das Ciências de Educação (da Infância) são contempladas, através da grade curricular e da utilização dos laboratóriosde aulas que incluem espaços dedicados ao trabalho experimental em infantil, e actividades complementares e programas específicos. Tais actividades visam além da forte capacitação técnica do educador de infância, a sua formação humanística orientada por valores da ética, da moral, da compreensão das características da população Angolana e a sua diversidade étnica e cultural, da responsabilidade social e ambiental em atendimento às demandas da sociedade.
O curso se insere em um momento determinante da educação nacional de novas necessidades educacionais no ensino Pré-Escolar para um mercado em constante crescimento caracterizando o contexto em que o mesmo se encontra inserido.
Justificativa
O actual cenário sócio-económica e político Angolano e a necessidade de se impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da nação tornam imperativa a formação de uma grande quantidade de educadores de infância capazes de se adaptarem a novos ambientes onde o impacto social e económico de sua actuação são cada vez mais imprescindíveis; esta formação não deve ser pautada somente pela demanda do mercado de trabalho, mas também pela compreensão da actuação deste novo profissional frente aos profundos contrastes sociais e ao dinamismo das mudanças do mundo globalizado, que tornam a maioria desconhecimentos obsoletos a curto prazo. Assim a ideia de fazer parte activa deste mundo em constante e em rápidas mudanças poderia torna-se num simples sonho se não se fizer um grande e excepcional esforço na formação integral contínua das crianças na idade pré-escolar enquanto alicerces do futuro.
É sentimento nacional que Angola ainda não está capaz de fazer frente às necessidades de incorporar uma cobertura total na extensão de todo o nosso País para que nenhuma criança nascida em Angola atenda e cresça sob a égide de especialistas em educação Pré-Escolar. Nesta área, o País deve considerar-se a viver uma emergência para formar educadores de infância, porque a falta deste tipo de quadros é gritante e até certo ponto inaceitável. Caso não haja um contingente expressivo de especialistas em ensino Pré-Escolar bem formados e capazes de se actualizar continuamente nos processos de desenvolvimento, não podemos falar de um desenvolvimento sustentável no quadro da formação dos Recursos Humanos adequados. Também é sentimento nacional que Angola enfrenta outro grande desafio centrado nas áreas tradicionais das ciências exactas em geral. A introdução de uma educação matemática deve começar desde a idade pré-escolar para diante. Nesse contexto há uma forte responsabilidade do (ISPN) na contribuição para o desenvolvimento do local da província do Bié, regional e do País para o aumento do número de educadores de infância, cujo número ainda é ínfimo em relação a demanda.
Objectivos Gerais
O objectivo do curso de Ensino Pré-Escolar é o de formar educadores críticos, versáteis e empreendedores, capacitados a atender às diferentes exigências profissionais e demandas da sociedade, bem como contribuir para o desenvolvimento sustentável da região e do país, actuando nas áreas de ciências da educação, mormente no ensino pré-escolar. Todos os nós estamos de acordo que uma atenção especial deve ser dada ao desenvolvimento da primeira infância, para contribuir na eliminação das barreiras à educação, em que só atendem maioritariamente o nível pré-escolar de qualidade os filhos cujos pais são detentores de um certo poder económico. O objectivo é o de contribuir para que a educação Pré-Escolar seja um directo universal no âmbito da educação para todos e no espírito de que nehuma criança deve ser deixada atrás.
Assim um outro objectivo é capacitar os alunos para actuar em diferentes áreas da educação de infância na sua latitude mais universal, dotando-os de conhecimentos requeridos para a habilitação de docência em educação Pré-Escolar; habilitação para o exercício das respectivas competências e habilidades, desenvolvendo uma sólida formação básica, aliadas aos conhecimentos específicos para idealizar, planejar, implantar e controlar processos educativos e produtivos e de responsabilidade social, em consonância com as necessidades nacionais; habilitação para contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, actuando na interacção da formação académica com o mundo da criança e a realidade social, visando uma formação profissional de nível superior de maior qualidade; habilitação para participar activamente na democratização do saber ena educação para a cidadania.
Objectivo Específicos
Para que se possa eficazmente alcançar os objectivos gerais descrito há que se determinar os específicos que os viabilizem; assim apontamos dentre eles, os seguintes: – Garantir o desenvolvimento da primeira infância, posto que o desenvolvimento do cérebro da criança acontece nos primeiros anos da sua vida, dos 0 aos 5 anos. Nesta lógica, o desempenho cognitivo, afectivo e social da criança durante esta etapa é não só uma determinante importante do seu sucesso no seu percurso escolar, mas constitui também o garante do desenvolvimento sustentável do país.
– Formar educadores com visão global, crítica e humanística para a inserção no sector Educação de Infância, aptos a tomarem decisões em um mundo diversificado e multicultural, interdependente que participe no desenvolvimento da sociedade Angolana;
– Incentivar a investigação científica, buscando o desenvolvimento da ciência da educação em geral bem como à difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o crescimento da criança e do meio em que vive;
– Desenvolver actividades em ambientes reais que visem a socialização da criança e o desenvolvimento do processo educativo como uma base forte de interdisciplinaridade com os diferentes ramos das ciências da educação em geral.
– Capacitar os educadores de infância a supervisionarem e monitorarem os diferentes compartimentos da natureza, cognitiva, afectiva e psicomotor da criança nas classes de iniciação garantindo as condições do seu ingresso para a educação do ensino primário e secundário.
Perfil de Entrada
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso estabelecido por lei e tenham aprovação nas provas de aptidão de Matemática e Português, cobrindo o conteúdo programático definido na base dos programas curriculares aprovados para o ensino secundário.
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de instituição (transferências), desde que reúnam os requisitos estabelecidos pelo regulamento criado pelo ISPN.
Perfil de Saída Profissional
Em sua actuação, o profissional formado no Curso de Licenciatura em Ensino Pré-Escolar do ISPN poderá estar habilitado para a docência nas áreas de instituições de ensino públicos e privados, Creches, Jardins-de-infância, Infantários ou outro tipo de Centros de Acolhimento que habitualmente recebem crianças entre os 0-5 anos, Consultorias Infantis, Casas especializadas na concepção e design de produtos educativos para crianças. Conforme a matriz curricular a ser cumprida pelo estudante durante o Curso, o Educador de Infância está essencialmente, e em conformidade com a nossa realidade, habilitado a apoiar o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) na elaboração de uma Política Nacional da Primeira Infância, a intervir de forma catuante na relação criança-família e em desenhar estratégias de colaboração com as ONGs que trabalham na área da criança.
As bases adquiridas vão permitir aos estudantes diplomados no ensino pré-escolar o desempenho de uma atividade profissional de grande qualidade e profundidade como agentes de mudança e mobilizadores das famílias no ámbito do seu bem-estar. Os profissionais educadores de Infância no geral integram cada vez mais equipas multidisciplinares e muito podem contribuir desde a investigação fundamental docente à defesa do ambiental e conservação da natureza, educando as crianças desde a tenra idade a serem sensíveis à necessidade de uma boa qualidade de viva dos cidadãos em todas as localidades.
Competências Adquiridas no Final do Curso.
- Projectar, planear e especificar sistemas e segmentos que asseguram o desenvolvimento do Subsistema de Educação Pré-Escolar.
- Analisar propostas técnicas e inspeccionar a Educação Pré-Escolar.
- Executar testes e ensaios de serviços técnicos especializados na área de articulação entre os diferentes subsistemas de ensino.
- Elaborar documentação técnica e manuais de sistemas de gestão do Subsistema de Educação Pré-Escolar.
- Coordenar actividades técnico-pedagógicas diferenciadas com vista a realização de acções de condicionamento e de desenvolvimento psicomotor das crianças.
- Coordenar actividades didáctico-pedagógicas no quadro do processo docente educativo da criança Angolana.
- Coordenar a organização, gestão das instituições de ensino pré-escolar, bem como os procedimentos a observar na avaliação das crianças e estudar processos de integração das mesmas no seio familiar e na comunidade em que estejam inseridas.
- Assumir de forma engajada a actividade docente e de orientação vocacional do processo de desenvolvimento da criança.
- Saber lidar de forma correcta e científica com crianças com problemas e dificuldades de aprendizagem, participando em programas de treinamento das mesmas quando convocado para o efeito.
- Participar, conforme a política interna da Instituição, em projectos, cursos, eventos, convénios e programas de ensino, pesquisa e extensão.
- Trabalhar para a constituição do ensino pré-escolar universal no País, assegurando normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade, higiene, conservação, preservação e melhoramento ambiental das localidades.
- Executar tarefas pertinentes à área de actuação específica, utilizando equipamentos e programas informáticos apropriados para crianças.
- Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função docente-educativa.