PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO PROJECTO OKUTANGA – ALFABETIZAÇÃO COM O ROSTO DE MULHER. UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA NO CUITO, BIÉ.

O Projecto OKUTANGA que completa hoje, 12 Fevereiro, seu primeiro ano desde o lançamento, é uma iniciativa do Instituto Superior Politécnico Ndunduma – ISPN, na provícncia do Bié, cidade do Cuíto, no âmbito da sua responsabilidade social, considerando os seus pilares basilares nomeadamente Ensino, Investigação e Extensão Universitária, sendo este último fundamental para a aproximação às comunidades envolventes, participando do processo de desenvolvimento local.
Consciente da sua responsabilidade social, o ISPN associa-se às iniciativas do Governo angolano para o combate à pobreza, ao analfabetismo, à desigualdade de género, com vista à formalização da economia, elegendo as mulheres vendedeiras ambulantes –“Zungueiras”, como seu público-alvo, visando garantir oportunidade educativa em condições condignas.
Desde o seu lançamento oficial, em cerimónia presidida pelo Governador Provincial do Bié, Pereira Alfredo, prestigiada pelas presenças dos senhores Gonçalves Cassoma, Promotor do ISPN, do Evaristo Pedro, Director Nacional da Educação para Jovens e Adultos do Ministério da Educação, António Eduardo, Director Geral do ISPN, Djamila Cassoma, Gestora dos Projectos Académicos da Promotoria do ISPN, Evaristo Vitangui Gando, então Director do Gabinete Provincial da Educação, num evento onde estiveram ainda presentes membros da direcção do ISPN, membros do governo Provincial, docentes, discentes e as mulheres zungueiras, o projecto não mais parou.
O Projecto de Alfabetização OKUTANGA, que arrancou com 60 (sessenta) mulheres admitidas, tem como principal objectivo ensinar as zungueiras a ler, escrever, a fazer cálculos mínimos, bem como aprender noções práticas sobre empreendedorismo.
Actualmente, continua no projecto um total de 114 zungueiras, sendo 54 do I Grupo a frequentar o II módulo, prestes a terminar no próximo mês de Março, e outras 60 zungueiras do II Grupo, também, estão no II módulo (desde Dezembro último).
O projecto OKUTANGA está concebido numa visão de sustentabilidade, sendo a Promotoria, o pilar fundamental no asseguramento do pagamento de salários a todos os profissionais envolvidos, bem como na afectação dos recursos materiais necessários, incluindo os incentivo às alfabetizandas, sob forma de cesta básica alimentar distribuída mensalmente, a fim de desincentivar o absentismo.
Face ao elevado custo de toda a logística e encargos financeiros associados ao projecto, a Promotoria trabalha no sentido de identificar potenciais financiadores e parceiros, quer sejam pessoas singulares, quer sejam pessoas colectivas (Empresariado Nacional, Organizações sociais, religiosas, ONGs e sociedade civil), com vista à execução regular das actividades previstas, à elevada demanda social de mulheres zungueiras interessadas que continuam a solicitar admissão ao projecto, bem como a construção de um Centro de capacitação e empoderamento da mulher zungueira, onde seja possível integrar, de forma mais abrangente e multidisciplinar, mais mulheres para formações em vários domínios, tais como: informática, corte e costura, cozinha, palestras motivacionais e outras ofertas formativas para melhorar o seu ambiente de negócios.
Os resultados deste projecto de responsabilidade social do ISPN têm galvanizado os promotores e os quadros do Instituto. Como se pode aferir nas palavras lapidares do sr. Gonçalves Cassoma – Promotor 《Fazer Bem, Faz Bem》: “Estamos satisfeitos com os resultados que têm sido alcançados desde o lançamento do projecto, a entrega das alfabetizandas, nossas heroínas, o desempenho dos alfabetizadores e de outros intervenientes ao processo. Sei que não tem sido fácil, mas têm conseguido ultrapassar as dificuldades. Que esta chama não se apague e quem sabe, deste grupo de mulheres hoje na alfabetização, amanhã possa sair uma professora para o ISPN, afinal, sonhar não é proibido e tudo é possível”. Concluiu Gonçalves Cassoma.
No domínio científico, o projecto tem também a componente de investigação para a descoberta das melhores práticas do ensino para adultos em particular as mulheres (Zungueiras), de tal forma que melhorem os seus negócios com práticas de empreendedorismo para o seu empoderamento.
《Fazer Bem, Faz Bem》!
Parabéns, OKUTANGA 🎉🎈
“ISPN – A Força, o Rigor e a Nobreza de Um Rei”.